segunda-feira, 28 de novembro de 2016

FOTOS DA PRIMEIRA E SEGUNDA CULMINÂNCIA DO PEJA

Gente a nossa primeira culminância foi um espetáculo! O tema foi "100 anos de samba. Rio, berço do samba e das lindas canções".

Está ai embaixo o nosso plano de ação do trimestre bem explicadinho... e as fotos!!!

PLANO DE AÇÃO
PEJA E.M. (03.12.031) / Primeiro trimestre 2016

Rio de Janeiro: berço do samba e das lindas canções.
100 anos de Samba

Objetivo geral
Comemorar os cem anos do samba caracterizando a nossa cidade, culturalmente, como berço do samba e das lindas canções.

Objetivos específicos
Estimular a audição e a ampliação de repertório musical dos alunos, usando as letras de sambas, os temas, os anos, os cantores, compositores e a história como oportunidades de aprendizagem nas matérias;
Refletir sobre a qualidade da música que é consumida hoje pela maioria da população;
Pesquisar nomes consagrados da Música Popular Brasileira, tais como Cartola (1908-1980), Noel Rosa (1910-1937), Pixinguinha (1897-1973), Chico Buarque, dentre outros; Praticar música em grupo e/ou oportunizá-la.

Atividades (Conteúdo):
Carnaval e sua implicação com o samba.
Composição de cena a patir das palavras carnaval, samba, ...
Construir acrósticos; Cruzadinhas com as palavras-chave.
Linguagem verbal e não-verbal; conotação e denotação.
Gênero narrativo; dito popular e provérbio.
Leitura e interpretação de letras de samba e marchinhas (poema, poesia, verso, estrofe, rima).
Trabalhar com textos biográficos.
Conhecer a história e qual foi o primeiro samba registrado.
Trabalhar a sensibilidade que cada aluno tem ao ouvir as músicas.
Trabalhar especificamente a letra da música “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós” pensando a proclamação da república e o fim da monarquia.
Refletir sobre a questão do negro e as tensões raciais no Brasil a partir do samba da Vila Isabel campeão de 1988.
Entender a colonização do Brasil a partir dos sambas de Chico Buarque e Clara Nunes: “Vai passar” e o “Canto das três raças”.
Discutir favela, drogas, violência da polícia, etc a partir das letras de Bezerra da Silva
Construir coletivamente linha do tempo da história do samba.
Pesquisar e conhecer os músicos do bairro.
Levantamento e produção de tabelas e gráficos com dados do carnaval.
Fazer um comparativo da vida hoje e há 100 anos.
Multiplicação x10, x100 e x1000 (divisão das turmas por década ou período para pesquisa e apresentação do trabalho).
Leitura e interpretação das letras de samba.  
Confecção de livro. Ornamentações.

Culminância:

Festa no final do primeiro trimestre com apresentações das turmas.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário