Está ai embaixo o nosso plano de ação do trimestre bem explicadinho... e as fotos!!!
PLANO
DE AÇÃO
PEJA
E.M. (03.12.031) / Primeiro trimestre 2016
Rio
de Janeiro: berço do samba e das lindas canções.
100
anos de Samba
Objetivo geral
Comemorar
os cem anos do samba caracterizando a nossa cidade, culturalmente, como berço
do samba e das lindas canções.
Objetivos específicos
Estimular
a audição e a ampliação de repertório musical dos alunos, usando as letras de
sambas, os temas, os anos, os cantores, compositores e a história como
oportunidades de aprendizagem nas matérias;
Refletir
sobre a qualidade da música que é consumida hoje pela maioria da população;
Pesquisar
nomes consagrados da Música Popular Brasileira, tais como Cartola (1908-1980),
Noel Rosa (1910-1937), Pixinguinha (1897-1973), Chico Buarque, dentre outros; Praticar
música em grupo e/ou oportunizá-la.
Atividades (Conteúdo):
Carnaval
e sua implicação com o samba.
Composição
de cena a patir das palavras carnaval, samba, ...
Construir
acrósticos; Cruzadinhas com as palavras-chave.
Linguagem
verbal e não-verbal; conotação e denotação.
Gênero
narrativo; dito popular e provérbio.
Leitura e
interpretação de letras de samba e marchinhas (poema, poesia, verso, estrofe,
rima).
Trabalhar
com textos biográficos.
Conhecer a
história e qual foi o primeiro samba registrado.
Trabalhar
a sensibilidade que cada aluno tem ao ouvir as músicas.
Trabalhar
especificamente a letra da música “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre
nós” pensando a proclamação da república e o fim da monarquia.
Refletir
sobre a questão do negro e as tensões raciais no Brasil a partir do samba da
Vila Isabel campeão de 1988.
Entender
a colonização do Brasil a partir dos sambas de Chico Buarque e Clara Nunes: “Vai
passar” e o “Canto das três raças”.
Discutir
favela, drogas, violência da polícia, etc a partir das letras de Bezerra da
Silva
Construir
coletivamente linha do tempo da história do samba.
Pesquisar
e conhecer os músicos do bairro.
Levantamento
e produção de tabelas e gráficos com dados do carnaval.
Fazer um
comparativo da vida hoje e há 100 anos.
Multiplicação
x10, x100 e x1000 (divisão das turmas por década ou período para pesquisa e
apresentação do trabalho).
Leitura e
interpretação das letras de samba.
Confecção
de livro. Ornamentações.
Culminância:
Festa no
final do primeiro trimestre com apresentações das turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário